Skip to content

À descoberta do Gabão

Os líderes empresariais globais que não entendem África, correm o risco de perder uma das grandes oportunidades de negócio do século 21.

Situado na África Central, entre a fronteira da Guiné Equatorial, Camarões e a República do Congo, o Gabão, antiga colónia francesa, representa no seio da Comunidade Africana uma importância capital não somente na esfera geopolítica, mas também na comunidade económica da qual faz parte, ou seja, a CEMAC (Comunidade Económica e Monetária da África Central).

Em 1958, o Gabão tornou-se uma república autónoma dentro da comunidade francesa e após concluir acordos de cooperação com a França alcançou a independência em 17 de agosto de 1960.

Com uma superfície de 267,667 Km2 e uma população com cerca de 2.225.728 habitantes, o Gabão, 4°. maior produtor/exportador de petróleo do continente africano, abre as suas portas ao investimento estrangeiro, facilitando a integração de empresas e produtos portugueses com benefícios de índole fiscal e social, oferecendo para tal um clima politico e negocial com plena segurança, estabilidade e credibilidade, sempre necessários para alcançar o êxito das relações comerciais.

Na capital, Libreville, podemos deparar-nos com um vasto leque de hotéis e salas de congresso de high-standing, com vista ao encontro de empresários oriundos dos quatros cantos do mundo.

Possuindo uma economia livre, arbitrada pelo BEAC – Banco dos Estados da África Central (como aliás todos os países pertencentes à CEMAC, CEEAC e CEDEAO) e tendo como moeda fixa o Franco CFA, constituindo para tal um fator de valia acrescida pelo facto da sua indexação ao EURO, (1 EUR igual a 655,957 F CFA), o clima e a atracão pelas empresas e produtos portugueses é por demais evidente.

Neste contexto os setores de maior crescimento, são: agricultura, telecomunicações, energia, infraestruturas, educação e turismo.

Carlos Ferreira, CEO | ATIVA FINANCE CONSULTING

Fonte: Dinheiro Vivo

Latest Articles

Consequências da guerra na Ucrânia no continente africano

O continente africano, viu-se, como todos nós, confrontado com uma guerra na Europa, quando a Rússia invadiu militarmente a Ucrânia, conflito este que perdura há já três meses e com…

União Africana e União Europeia

No passado dia 18 de fevereiro deste ano, e ao fim de 18 meses de conversações e negociações, foi oficialmente assinado entre a UA e a UE um acordo que…

O potencial de África

A África com uma população total de 985,5 milhões de habitantes distribuídos em uma área de pouco mais de 30 milhões de quilómetros quadrados, classifica-se como o terceiro maior continente,…

Discussion

Back To Top
Search